Arena Especial, Indicadores

Demanda por crédito sobe 11,9% em julho, mas recua em 12 meses

A demanda por crédito do consumidor registrou em julho uma alta de 11,9% em relação ao mês anterior. Segundo dados Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados hoje, mesmo com a alta mensal, o índice caiu 6% em 12 meses, ante queda de 5,1% observada no último levantamento mensal. Na avaliação de julho contra o mesmo mês de 2015, o indicador caiu 9,9%.

Nos dois segmentos que compõe o indicador foram registradas altas no mês. Nas instituições financeiras, a elevação de julho ficou em 10,8%, enquanto para o segmento não-financeiro a alta foi de 12,5%.

Cenário ainda é de incertezas

Mesmo com a melhora de expectativas para a economia, a Boa Vista ainda enxerga a conjuntura econômica brasileira rodeada de incertezas. Segundo a entidade, fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado, que gera como consequência um consumidor bastante cauteloso.

Para a Boa Vista, a expectativa é de que a demanda por crédito continue em território negativo no curto prazo, passando para níveis positivos de variação acumulada em 12 meses somente a partir de 2017.

Artigo AnteriorPróximo Artigo