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Caixa lidera ranking de reclamações do BC no 2º trimestre

A Caixa Econômica Federal liderou as reclamações de clientes no ranking feito pelo Banco Central (BC) entre os grandes bancos, com mais de quatro milhões de clientes. Foram 2.488 reclamações julgadas procedentes. Em seguida vieram o Santander, com 1.089, Bradesco, com 2.264, Banco do Brasil, com 1.298 e Itaú Unibanco, com 1.468. No primeiro trimestre, o líder das reclamações foi o BB, seguido do Bradesco e da Caixa.

A maioria das reclamações na Caixa se refere à irregularidades em serviços, como não realização de débito automático ou problemas em investimentos. Em segundo lugar, aparecem reclamações ligadas a cartões de crédito, como cobranças indevidas e, em terceiro, débitos não autorizados pelo cliente.

Já entre as instituições de menor porte, com menos de 4 milhões de clientes, o líder em reclamações foi a Agiplan, com 47 casos procedentes, segundo o BC. Em seguida vem o Banco Pan, antigo Panamericano, com 236 reclamações, o BRB, com 50, o BNP Paribas com 159 e o Paraná Banco, com 35. O ranking leva em conta as reclamações em relação ao número de clientes, por isso alguns bancos têm mais reclamações, mas aparecem atrás de outros que têm menos.

No caso da Agiplan, as principais reclamações se referem à concessão de crédito consignado. No Pan, foram a respeito de problemas para realizar a portabilidade para outra instituição.

As principais reclamações contra os bancos no segundo trimestre foram oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 1.655 queixas. Em seguida aparecem problemas com operações e serviços não ligados a cartões ou internet, com 1.434 reclamações. Em terceiro, irregularidades ligadas a cartões de crédito, com 1.117 queixas e, em quarto lugar, débito em conta não autorizado, com 814. Em quinta aparece a cobrança de tarifa por serviço não contratado, com 422 reclamações.

 

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