Ações na Arena, Notícias do dia

TIM contesta acusações de derrubar ligações e empresário egípcio estuda compra na Itália

A empresa de telefonia TIM Participações, da Telecom Itália,  enviou comunicado ao mercado contestando as acusações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de que estaria derrubando propositalmente as ligações dos clientes que usavam um plano sem limite de minutos. A empresa é alvo de inquérito da Anatel por conta da suspeita de irregularidades.

No comunicado, a TIM informa que, em função da repercussão negativa da acusação, contratou duas instituições independentes para analisar o caso, a Ericsson e a consultoria PricewaterhouseCoopers. Segundo a TIM, o trabalho da Ericsson destaca que “pode seguramente afirmar que não existem evidências levantadas nas centrais telefônicas e solução de Rede Inteligente Ericsson que indiquem formas propositais ou intencionais de promover desconexões na rede SMP da TIM”. Além disso, informa o comunicado, a Ericsson acrescenta que não há qualquer evidência de que tal taxa (de desconexão) seja da ordem de 24%.

A TIM acrescenta que “quanto ao cálculo da taxa de queda de chamada do dia 8 de marco de 2012, o resultado alcançado pela metodologia adotada pela Ericsson foi de 2,09%, em linha com o resultado de 2,04% gerado internamente pela TIM e que foi confirmado pela PricewaterhouseCoopers por meio de um relatório de Procedimentos Previamente Acordados”.

Segundo a TIM, “as conclusões ratificam a afirmação feita pela companhia em comunicado anterior, negando qualquer prática de ilícito ou qualquer manobra que ferisse a transparência no relacionamento com seus clientes”.

Os estudos foram apresentados à Anatel, “como contribuição para o trabalho que a Agência está concluindo no sentido de esclarecimento da questão”, diz a empresa.

Já na matriz da empresa, a Telecom Italia, maior grupo de telecomunicações do país, informou ao mercado hoje que o  empresário egípcio Naguib Sawiris estava interessado em comprar uma participação na companhia por meio da compra de ações recém-emitidas, segundo a Agência Reuters. “A iniciativa é vista como um meio de trazer novos recursos para a companhia se dedicar a projetos de crescimento”, disse a empresa em comunicado após a imprensa divulgar que Sawiris poderia investir até US$ 6,4 bilhões na empresa altamente endividada.

A Telecom Italia disse que um documento por Sawiris foi lido em uma reunião do conselho em 8 de novembro. A companhia informou que qualquer avaliação seria feita somente após a administração da empresa analisar a oferta.

Às 15 horas, o papel ordinário (ON, com voto) da TIM tinha alta de 2,60%, a maior do Índice Bovespa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo