Ações, Ações na Arena

Termina prazo para compra de debêntures incentivadas da CTEEP

energia-eletrica

Termina hoje o prazo para reservar as debêntures de infraestrutura da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Os papéis têm isenção de imposto de renda sobre os juros para pessoas físicas. O prazo é de sete anos com correção pela inflação do IPCA mais juros definidos pela remuneração do papel do Tesouro de mesmo perfil, a NTN-B com vencimento em 2026, menos 0,22%. Os juros serão pagos anualmente. O valor mínimo de aplicação é de R$ 1 mil e a liquidação financeira será em 31 de março.

Segundo Fernando Meibak, da MoneyPlan, a empresa é de excelente qualidade e a emissão tem classificação de risco AAA pela agência Fitch Ratings. Nos 12 meses encerrados em setembro de 2016, a empresa teve receita líquida de R$ 934 milhões. “Debêntures de empresas dessa qualidade têm um razoável mercado secundário”, afirma o consultor, que recomenda também travar juros reais hoje pela clara e forte tendência de redução de juros reais e nominais no Brasil.

A sugestão de consultores é entrar no leilão  na taxa máxima, ou seja, NTN-B 2026 menos 0,22% ou até um desconto maior, 0,4%. Como os papéis do Tesouro de referência foi definida em 5,3225% mais IPCA, com desconto de 0,4%, o rendimento cairia para 4,92%. Mas como o rendimento da debênture é líquido, um papel tributado teria de render 5,8% para atingir o mesmo ganho após o desconto do imposto de renda.

Para comprar as debêntures, o investidor precisa ter conta em uma corretora de valores e fazer o pedido. É importante lembrar que os papéis não são garantidos pelo governo ou pelo Fundo Garantidor de Crédito, mas apenas pela empresa. Ou seja, há o risco de crédito. Além disso, para antecipar o valor aplicado, o investidor terá de vender o papel no mercado secundário, o que pode ser mais demorado ou levar a descontos maiores. Por isso, o ideal é que os recursos aplicados sejam de longo prazo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Receba nossas novidades no seu e-mail.
Enviar