Ações, Ações na Arena

Número de cheques devolvidos diminui em março, diz SCPC, e reforça sinais de recuperação

cheque_banco_pre_datado

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. Os dados são da Boa Vista SCPC. O número indica menos cheques devolvidos sobre o total de cheques movimentados na comparação interanual e uma redução da inadimplência no período. A queda nos cheques devolvidos é um indicador a mais de recuperação gradual da atividade econômica no primeiro trimestre deste ano.

No acumulado do trimestre, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,15%, inferior aos 2,39% do primeiro trimestre do ano passado. Mas o total de cheques movimentados também caiu, 6%, de 52,287 milhões em março de 2016 para 49,103 milhões este ano, indicando menor movimentação no período.

Já na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados obteve elevação (em fevereiro o nível foi de 2,06%), com o aumento de 51,8% nos cheques devolvidos e 36,2% para os cheques movimentados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo