Ações na Arena, Notícias do dia

Ibovespa opera em alta após pesquisa Ibope

O Índice Bovespa opera em alta de 0,97% na manhã de hoje, chegando a 59.686 pontos. A principal carteira teórica de ações da bolsa brasileira reage à divulgação de nova pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope, mostrando leve recuperação do candidato do PSDB, Aécio Neves, e queda da presidente Dilma Rousseff, do PT.

Segundo o levantamento do Ibope, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Aécio foi o único dos principais concorrentes à presidência a recuperar terreno, ganhando fôlego para a reta final da disputa. Ele passou a 19% das intenções de voto para o primeiro turno, ante 15% no levantamento anterior.

Enquanto isso, Dilma perdeu 3 pontos, chegando a 36%, e Marina Silva, do PSB, foi a 30%, oscilando negativamente 1 ponto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina continuam em empate técnico, mas a vantagem numérica da candidata do PSB aumentou para 43% a 40%. Na semana passada o placar estava em 43% a 42%.

Pacote eleições

Novamente as ações de empresas estatais operam em alta, impulsionadas pela queda da presidente Dilma na pesquisa Ibope. O mercado segue agitando a bolsa a cada pesquisa, mantendo sua visão de que um governo de oposição seria mais amigável às empresas.

As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras operam em alta de 2,18%, enquanto as ordinárias (ON, com voto) avançam 2,46%. Banco do Brasil ON sobe 1,63% e as ações PNB e ON da Eletrobras ganham 2,78% e 3,16%, respectivamente.

Ibovespa

Dentre as ações do Ibovespa, as maiores altas são de Cosan ON (+4,74%), Eletrobras ON (+3,76%), Oi PN (+3,66%), TIM ON (+2,80%) e Eletrobras PNB (+2,78%).

Os papéis da Cosan reagem à notícia de que o conselho de administração da companhia, bem como o da Cosan Logística, aprovaram os termos e condições da proposta de cisão parcial da Cosan e incorporação da parcela desmembrada pela Cosan Logística, conforme fato relevante divulgado ao mercado na noite de terça-feira. A operação será submetida ao aval dos acionistas das duas empresas em assembleia geral extraordinária.

Já as ações das empresas de telecomunicações reagem à nota publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim, da Veja. Segundo o texto, o conselho de administração da Oi acertou a venda de sua participação de 75% na Africatel, telefônica que detém operação de telefonia fixa e de celular em vários países africanos. O dinheiro resultante da venda deve ser usado para pagar dívidas e ajudar na tentativa de comprar uma fatia da TIM.

As ações que mais caem são Cemig PN (-4,37%), JBS ON (-2,97%), MMX ON (-2,67%), Estácio ON (-2,28%) e Qualicorp ON (-1,15%).

Bolsas no exterior

Na Europa e nos Estados Unidos, as principais bolsas operam em alta, antes do anúncio da nova taxa básica de juros do mercado americano pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano). Além disso, os investidores se animam com a notícia de que o banco central da China injetou US$ 81 bilhões nos bancos do país para estimular a economia.

Nos Estados Unidos, o Índice Dow Jones tinha alta de 0,21%, enquanto o S&P 500 subia 0,17%. O Índice Nasdaq ganhava 0,10%. Na Europa, o índice regional Euro Stoxx 50 avançava 0,69%, enquanto o FTSE 100, da Bolsa de Londres, ganhava 0,04%. O Índice CAC, da Bolsa de Paris, subia 0,77% e o DAX, de Frankfurt, tinha 0,51% de valorização.

Artigo AnteriorPróximo Artigo