Ações, Ações na Arena

HSBC vê ações de bancos “roubando” terreno de Petro e Vale no Ibovespa

A BM&FBovespa divulga no dia 01 de abril a primeira prévia da carteira teórica do Índice Bovespa, que entrará em vigor no dia 06 de maio. Para os analistas do HSBC, as ações de grandes bancos vão ganhar mais peso no Ibovespa, enquanto os papéis das gigantes Petrobras e Vale, os dois mais negociados do índice, perderão terreno.

Em relatório enviado a clientes, o estrategista do HSBC Carlos Nunes afirma que, com os dados disponíveis até agora, o modelo do banco indica que não deve haver entrada de novas ações. “Entretanto, destacamos as ações ordinárias (ON, com direito a voto) de BR Properties (BRPR3) e Bradesco ON (BBDC3) como as que têm maior potencial para fazer parte do índice.”

A principal mudança entre as 10 ações mais representativas do Ibovespa, segundo o HSBC, deve ser a substituição das ações ON da Petrobras (PETR3) pelas ações preferenciais (PN, sem voto) da Itausa (ITSA4), como o décimo maior papel do índice.

Mesmo com esse avanço na participação de ações de bancos, os papéis mais representativos do Ibovespa devem continuar concentrados nos setores de mineração e siderurgia e petróleo. O segmento de instituições financeiras também ocupa espaço relevante. Entre as principais ações, as da Vale e da Petrobras correspondem, juntas, a mais de 20% do Ibovespa.

Entretanto, de acordo com o relatório do HSBC, “as ações PN da Petrobras e as duas classes de ações da Vale estão entre as que devem perder maior participação no índice”. Mas, segundo as estimativas dos analistas, essas ações não deixarão de ser as principais do Ibovespa.

Sobe e desce

De acordo com o modelo do HSBC, as ações de Vale e Petrobras estão entre as cinco que devem ter as maiores perdas de participação na primeira prévia do Ibovespa, além de MMX ON, PDG ON e Rossi ON.

Já na ponta contrária, os maiores ganhos de representatividade não devem se concentrar em apenas alguns setores. “Nosso modelo indica BR Malls ON, CCR ON, Cemig ON, Pão de Açúcar PN e Bradesco PN como os maiores ganhadores de participação absoluta.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo