Ações na Arena, Dividendos

Cesp tem melhor remuneração ao acionista de 2015; “dividend yield” atinge 20,78%

Ações na Arena

Entre os papéis que fizeram parte da carteira teórica do Índice Bovespa no ano passado, as ações da energética Cesp lideraram a lista das companhias com as melhores remunerações aos acionistas, segundo levantamento da Economática.

Para a pesquisa, a empresa de dados considerou o preço dos ativos no último dia de 2014, o pagamento dos juros sobre capital próprio (JCP), além da distribuição de dividendos no período.

A remuneração geral dos papéis preferenciais da série B (PNB, sem voto) da Cesp, de R$ 4,854 por ação, acabou sendo a maior da lista, representando um “dividend yield” de 20,78%, ou seja, quanto o valor distribuído representou em relação ao preço pago na ação. Das 20 companhias com os melhores retornos aos investidores no ano, cinco são do setor financeiro. O segundo lugar do estudo ficou as units (recibos de ações) do Santander, que entregaram 12,68% de “dividend yield”, seguidas por Fibria ON, com 11,60%.

Conheça as 20 ações que entregaram as melhores remunerações aos acionistas no ano passado:

remuneração_acionista_2015_Economatica

Fonte: Economatica

As líderes em JCP

Quando analisadas as empresas que mais distribuíram JCP em 2015, em relação a remuneração total do papel, a liderança foi de Raia Drogasil ON e Sabesp ON, que tiveram 100% do volume distribuído nesse tipo de remuneração, seguidas por Multiplan ON, com 91,90%. O governo propôs mudanças nas regras dos juros sobre capital próprio na medida provisória 694, que ainda tem de passar no Congresso até dia 8 de março. O governo vai reduzir de 6,5% para 5% do lucro o percentual que as empresas podem distribuir como juro sobre capital próprio.

jcp_2015_Economatica

 

Fonte: Economática

As melhores em dividendos

Observada apenas a distribuição de dividendos, Cesp PNB aparece novamente na primeira posição, com seu “dividend yield” de 20,78%, acompanhada por Fibria ON, 11,60%, e pelas units do Santander, 9,81%. Nessa opção de remuneração, três empresas da lista são do setor de energia: Cemig PN, 3,69%, e Copel PNB, 2,80%.

dividendyield_2015_Economatica

Fonte: Economática

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Receba nossas novidades no seu e-mail.
Enviar