Arena Especial, Notícias do dia

CAS do Senado rejeita reforma trabalhista por 10 votos a 9; bolsa cai e dólar sobe

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou a proposta de reforma trabalhista proposta pelo governo. A proposta teve dez votos contra e nove a favor.

O resultado foi aplaudido e comemorado por senadores de oposição, que dominaram o debate na reunião de hoje (20).

Com a rejeição do relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o voto em separado apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) foi aprovado por unanimidade e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Mercado pioram com derrota do governo

Apesar de o texto poder ser recuperado nas demais comissões, a reação dos mercados à derrota do governo foi imediata. O Índice Bovespa, que estava em 61.500 pontos, recuou rapidamente e às 13h15 estava em 60.962, queda de 1,7%. Já o dólar subiu para R$ 3,339 para venda no mercado comercial, em alta de 1,52%. Os juros futuros dispararam, especialmente os mais longos, com o contrato para 2019 projetando 9,12%, ante 8,98% ontem, e para 2021, 10,17%, ante 9,99% ontem.

A maior preocupação não é com a derrota em si, mas com os votos de dois senadores da base do governo, que votaram contra o a proposta: Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, e Eduardo Amorim, do PSDB de Sergipe. A preocupação é com mais dissidências nas próximas votações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo