Ações na Arena, Dividendos

BTG Pactual vê ressurreição dos dividendos e destaca Transmissão Paulista, Technos e Direcional

Ações na Arena

Na avaliação do BTG Pactual, muitas oportunidades de ações com retornos significativos em dividendos estão em alta enquanto o Índice Bovespa acumula queda de 9,3% nesse começo de ano, depois de ter perdido 13,3% em 2015. Além dos dividendos das empresas favoritas do mercado, o banco colocou no radar companhias menos habituais no mundo da distribuição de lucros, mas com forte geração de caixa, o que garante sua solidez.

Segundo relatório da instituição de investimentos, muitas empresas estão se beneficiando das atuais condições macroeconômicas em seus setores e intensificaram seus retornos aos acionistas. 

Entre os segmentos mais conhecidos dos investidores como melhores pagadores de dividendos estão os negócios especializados em serviços públicos, como energia e telecomunicações. Do lado das elétricas estão Transmissão Paulista, com a estimativa de ‘dividend yield’ mais alta do ano, 29%, seguida por Taesa (12%), Copel e Cesp (ambos com 10%) e AES Tietê (9%). Na liderança entre as teles, a Vivo aparece com retorno previsto de 7%. O ‘dividend yield’ representa quanto do lucro a ser distribuído representa em relação ao preço pago na ação.

Na fatia das financeiras, a estreante PAR Corretora lidera a lista com retornos de 9%, acompanhada por BB Seguridade (7%) e BM&FBovespa (7%), além de Itaú Unibanco e Bradesco (ambos com 6%).

‘Alternativos’

Dos setores não tão comuns entre os investidores, o BTG sugere áreas como construção civil, varejo e papel e celulose. Essas novas indicações incluem a fabricante de relógios Technos, com retornos esperados de 18% no ano, a especializada em engenharia Direcional (15%), a rede de agências de viagens CVC (11%), a fabricante de roupas e varejista Hering (10%), a fabricante de móveis Unicasa (9%), e as construtoras Eztec (8%) e MRV (7%).

Impulsionadas pelos bons fundamentos do seu setor, Fibria promete rendimentos de 9%, acompanhada por Suzano (7%). Dentre destaques individuais são citadas a siderúrgica Gerdau (6%) e a educacional Kroton (5%).

Conheça os dez papéis com melhor ‘dividend yield’ para este ano, segundo o BTG:

Empresa Recomendação ‘Dividend Yield’ (2016)
Transmissão Paulista Comprar 28,9%
Technos Manter 18,4%
Direcional Comprar 15,2%
Taesa Comprar 12,2%
Banco do Brasil Manter 11,9%
Banrisul Comprar 11,1%
CVC Comprar 10,5%
Multiplus Comprar 10,1%
Cesp Manter 9,8%
Hering Manter 9,6%

Fonte: BTG Pactual

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Receba nossas novidades no seu e-mail.
Enviar