Arenas das Empresas, Notícias do dia

Dinheiro na mão: Caixa antecipa FGTS, saque do PIS/Pasep 2015 é prorrogado e sai calendário de 2016

Três iniciativas devem trazer alívio e dinheiro na mão para boa parte da população e ajudar a reativar o comércio, prejudicado pelo aumento da cautela dos consumidores por conta da crise política.

A Caixa Econômica Federal antecipou para este sábado, dia 8 de julho, o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço  (FGTS) para os trabalhadores nascidos em dezembro. A previsão anterior era de que os saques estariam liberados somente a partir de 14 de dezembro.

Trata-se de mais uma boa notícia para o trabalhador que, semana passada foi beneficiado pela resolução nº 758 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que reabre o prazo do pagamento do abono salarial referente ao ano calendário 2016/2017, ano base 2015. O prazo para sacar o PIS/Pasep terminou sexta-feira, dia 30 de junho. Segundo informações da Caixa, o benefício referente a 2015 poderá ser sacado entre 27 de julho e 28 de dezembro deste ano.

A Caixa também divulgou hoje o calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano calendário 2017/2018, ano base 2016, que começa no próximo dia 27 de julho. Quem nasceu entre os meses de julho e dezembro receberá o benefício ainda neste ano. Informações sobre o saque dos três benefícios e quem tem direito podem ser consultadas no site www.caixa.gov.br ou pelo telefone 158 da Central de atendimento do Ministério do Trabalho.

Abono depende do tempo trabalhado

Desde 2015, o valor do abono a ser pago depende do número de meses trabalhados com carteira assinada no exercício anterior. Quem trabalhou um mês no ano-base 2016, por exemplo, recebe 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou dois meses recebe 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total, equivalente a um salário mínimo (R$ 937), quem trabalhou o ano-base anterior completo. Antes de 2015, tinha direito ao benefício integral de um salário mínimo os cadastrados no PIS e Pasep com pelo menos 30 dias de trabalho registrados em carteira no ano anterior.

As três iniciativas têm em comum proporcionar a injeção de mais dinheiro em circulação e podem dar algum ânimo principalmente ao comércio varejista que vem sendo fortemente atingido pela cautela do consumidor em fazer novas comprar e assumir futuras dívidas. Segundo a FecomercioSP, por conta da crise política pela qual atravessa o pais, a intenção de consumo das familias recuou 1,2% em junho em relação ao mês anterior.

Por Fernanda Bittencourt, especial para o Portal do Pavini.

Artigo AnteriorPróximo Artigo