Ações, Ações na Arena

Trump toma posse prometendo devolver o poder ao povo americano

O republicano Donald Trump tomou posse há pouco como o 45º presidente dos Estados Unidos, junto com o vice-presidente eleito Mike Pence. Eles prestaram juramento ao juiz John Roberts, que preside a solenidade. A cerimônia, que está sendo transmitida ao vivo para todo o mundo, ocorre no Capitólio, sede do Congresso americano. Segundo os organizadores, entre 900 mil e 1 milhão de pessoas, vindas de todo o país e do exterior, estão em Washington para assistir à posse.

Em seu discurso, Trump agradeceu o antecessor democrata, Barack Obama, e sua mulher, Michele, a quem chamou de “magníficos”. Trump fez um discurso de forte apelo populista, afirmando que vai devolver o poder ao povo americano, um poder que havia sido tomado pelos políticos de Washington. Segundo ele, era o povo americano que sustentava a elite política. “O establishment protegeu a si mesmo, não ao povo americano”, afirmou, acrescentando que “20 de janeiro será lembrado como a data em que as pessoas se tornaram as governantes outra vez”.

Trump prometeu não decepcionar os americanos e disse que suas prioridades serão “compre produtos americanos e contrate americanos”, numa crítica indireta tanto aos imigrantes quanto às empresas americanas que produzem fora do país.

Poucos minutos antes da posse, ativistas mascarados destruíram carros e quebraram vidraças de lojas em ruas da capital norte-americana, longe do Capitólio. Eles levaram bandeiras anarquistas pretas e cartazes com os dizeres: “Junte-se à resistência. Lute agora”. A polícia usou spray de pimenta para evitar que os ativistas continuassem com as depredações nas ruas.

Com informações da Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo